sexta-feira, 5 de setembro de 2008

"Quando as pessoas temem o 'governo', isso é tirania. Quando o 'governo' teme as pessoas, isso é liberdade." (Thomas Jefferson)


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...
Muito embora a Constituição Federal nos reserve o direito à vida e a liberdade, nós sofremos uma tendência exagerada no que se diz respeito a estarmos dentro de uma caverna assim como no mito de Platão. A maior prisão não é feita de muralhas de concreto, mas sim aquelas que possuímos no intimo do ser. Um sistema que nos escraviza ditando regras maquiadas de uma forma visada para o bem de todos quando que na verdade sempre beneficia a elite e deixa os pobres cada vez mais ralé. Lembra quantos anos de estudos passamos dentro de uma sala de aula apenas olhando para a nuca de nossos colegas de classe? Controle de massa. Como soldados que enfileirados ficam olhando para a nuca do seu companheiro de uma forma hierárquica e rígida quando lhe foi imposto em seu pensamento um tal de patriotismo que defende os direitos do estado com o sacrifício da própria vida. E o que dizer da Igreja católica que esteve no poder por mil anos deixando seus fiéis longe do conhecimento tanto das escrituras como daqueles que escreviam a respeito dela. Na verdade a navegação da Internet, a copa do mundo vista em uma TV, faz com que todos fiquem “um só coração” e tem como ópio da alma para alívio imediato do sofrimento. As escolas que viraram depósito infantil tem um método de ensino medíocre, e as ajudas governamentais são implantadas para suplantar a causa real da vida aqui neste mundo onde todos têm por direito a moradia, estudos eficientes, alimentação, saneamento básico, etc. Não é isto que nossa lei MOR nos garante?
Como é fácil manipular a massa com BBB, programa humorístico chulos, sites de relacionamentos contendo tantas besteiras. Fica então de lado a busca por um conhecimento mais complexo, equilibrado, que só é possível nos livros. Como diz a própria BÍBLIA: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Precisamos formar jovens pensadores que saibam questionar, votar certo, pois não só são ruins os políticos, mas sim piores são os eleitores que com suas permissões os colocam no poder. Sejamos honestos com nós mesmo. Corrupção? E os dvd’s piratas nas prateleiras? E a água que esta a nossa disposição desperdiçada no local de trabalho? E o celular que é recarregado no trabalho sem a permissão do chefe? Exagero...? Não...
CORRUPÇÃO...será que isto tem jeito em nosso país? Prefiro acreditar que sim. Sou otimista? Não muito... Prefiro confiar que sou esperançoso, aliás, falando em Brasil, deveria ser prioridade nacional sim a Amazônia e o Rio de Janeiro, pois estes dois necessitam de socorro de uma Constituição usada com demagogia, ferindo fortemente os artigos em defesa da vida, e da dignidade da pessoa humana.

"Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos."
(Madre Tereza de Calcutá)
"Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro".
(Juscelino Kubitschek)
"A força de uma nação deriva da integridade do lar".
(Confucius)


3 comentários:

Unknown disse...

Daniel, todos devemos realmente perseverar na esperança de melhor educação do povo brasileiro, que para falar do capítulo de uma novela tem tanto conhecimento, mas para se discutir o problema da sociedade tenha tanto marasmo... Em relação a igreja católica, lembremos que a missa era lida em latim, uma língua acessível somente para os estudiosos da igreja, por isso as escrituras não podia ser lida, somente explicada pelo sacerdote católico conhecedor de latim. Faça uma pesquisa da igreja católica na idade média, e você poderá ver a ótima contribuição dos mosteiros católicos. Abraços!

Mirella disse...

depois de tanto tempo um post novo
^^

Mirella disse...

não conheço não...
poxa,agora fiquei curiosa pra saber essa estória...
um xeru daniel!