
Saber ouvir é muito bom. Somos tentados a falar mais e ouvir menos, aliás esta em extinção aqueles que querem ouvir-nos. Como foi perfeito Deus que em sua criação deixou a boca sem par, privilégio este dado a ouvidos e olhos. Em uma das peças shakespeariana da qual não me lembro um dos seus personagens (que também não lembro o nome) diz que se estivesse três ouvidos deixaria a disposição da parte falante.
Existe uma pequena , porém de grande significância a diferença entre ouvir e escutar. Quem escuta esta ouvindo tudo ao mesmo tempo: os pássaros, o carro que passa, o telefone que toca, tudo ao mesmo tempo; já o ouvinte ele é pessoal, ele é todo ouvidos, realmente tem sua atenção voltada somente para o que lhe fala.
As pessoas sempre tem uma oitiva a ser expressa. Contam tudo ou quase tudo, tem aqueles que querem que você apenas ouça. Tem aqueles que querem palpites, mas, ai de você caso não diga aquilo que ela quer ouvir. Tem aqueles que tudo aquilo que você fala é bom, você assume um tipo de guru, e tudo que fala é decreto.
Convoco as pessoas a ouvirem mais. Conheço pessoas que tem compução por falar e tem opinião formada p'ra tudo. Em um país democrático, onde temos direito a liberdade expressiva, não deveriam permitir este tipo de pessoas na sociedade. Confesso que muitas das vezes estou ouvindo mas meus pensamentos estão longe, mas não tem importância, porque enquanto empresto meus ouvidos para pessoa desabafar, e aliviar a língua, fico a meditar e adiantar algumas filosofias da vida.
Ter censo crítico, questionar, que bom, mas, melhor ainda, para o bem da humanidade é ouvir. Ouçam mais.
Um comentário:
eu adoro ouvir, embora também goste de falar
bom fds
Postar um comentário