sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A fila anda??


Hoje em São Paulo existe fila pra tudo, até no banheiro. Em pleno estado de necessidade precisamos ter muita paciência quando se esta em um shopping por exemplo em um fim de semana. No trânsito, para chegar ao destino precisa passar alguns faróis e pegar uma longa fila que batizaram de congestionamento.Fila no mercado, no parque de dirversões, fila pra gestante, para idosos, fila no posto de reabastecimento do carro, enfim fila para todos os gostos. Aqui em casa as vezes tem fila também, fila pro chuveiro, pra internet, pra ver quem fala primeiro...mas uma coisa é certa, quem vive numa cidade agitada como sampa não pode se dar o prazer de não querer enfrentar uma boa fila. Na fila tem seu lado bom também, da pra escutar uma boa música, da pra ler e ninguém vai te interromper, na fila as pessoas se olham mas não se falam, só com raras excessões. Nela as pessoas são incomunicáveis. Você também vai ser surpreendido por vários sons polifónicos dos celulares que tocam tanto, acho que é de tanto nervoso por ver que a fila parece não dar trégua e não ter fim. Dizem que a fila se paga com a vida pois no fim da própria vida deixaremos algum tempo em razão da dita cuja. Hoje saí da fila e me vi em um jardim, é sério, e la tinha beija-flor que bicava sem parar uma bela "frô", e tinha pássaros que não soube distinguir a origem mas estavam felizes. Eu estava em um jardim sentado numa bela cadeira de palha e tinha em mãos um livro. Era "a metarmofose" de Kafka, depois da releitura ainda estava no jardim, e foi um dia muito bom.

sábado, 15 de novembro de 2008

quando...

E quando você lê e nada entende do que estava escrito... mas já se passaram três páginas!
E quando até para ajudar alguém seu ego é massageado quando elogiado por aquilo... e o amar como se não houvesse o amanhã?
E quando um monte de coisa que você gostaria você não consegue de imediato... mas e o valor por aquilo que já tem?
E quando você tem que conviver com uma pessoa que não gosta?
E quando você se vê obrigado a perdoar mais por mandamento Divino a vontade própria?
E quando diz: Perdôo, porém não suporto vê-lo (hipocrisia – somos hipócritas?).
E quando aquele que te fez mal e você perdoa (por mandamento é claro), mas na verdade sente uma gostosa coceguinha quando ele se da mal.
E quando descobrem que quase todo jovem não lê a bíblia e que tem citações suas em diversas maravilhosas obras como: Dostoievski, Shakespeare, Machado de Assis... Sem cultura ou sem Deus?
E quando se vê que cultura e Deus são a mesma coisa porque dEle a por meio dEle foram feitas todas as coisas.
E quando você daria tudo para saber de amigos do passado que você nunca mais viu e nem sabe o paradeiro?
E quando você parece louco? Alias louco não apenas mal compreendido... mas a bem da verdades só gostaria de ter paz...
E quando você descobre que não existe ser humano ruim apenas mal amado?
E quando você vê que não é mais criança e adolescente? Relógio desrespeitoso;
E quando vê que precisa dormir, mas morfeu ausente está.
E quando a pessoa que você mais discute na verdade não é um inimigo e sim a pessoa que você mais ama?
E quando você faz promessa e nunca cumpre? Aliás, algumas horas depois você foi vítima de acometidas amnésias.
E quando você esta com frio, mas coloca blusa e sente calor?
E quando o telefone nunca toca quando você quer, mas dispara quando não quer?
E quando você vê a vida passando em um minuto? E vê que na verdade não amou como deveria, faltaram ainda abraços, chorou quando deveria sorrir, não brincou o suficiente, não deu bola para o que o pequeno príncipe nos ensinou (que só se vê bem com o coração), não vimos nossos filhos crescerem, só lembramos de Jesus quando nos foi viável, quando perdemos muito tempo na zona de conforto, quando descobrimos que a vida é linda, mas também exige sacrifício para ser vivida...
E quando você não conseguiu transmitir que na verdade você é uma boa pessoa ao contrario daquilo que as pessoas pensam?
E quando nos sentimos tristes?... precisando "daquela" atenção... ainda bem que a alegria vem junto com o amanhecer e junto com o amanhecer, também os sonhos...

domingo, 2 de novembro de 2008

status quo


Meu estado natural (status quo – em latim) me faz lembrar que quando jovem em que minhas ambições de conquistar o mundo eram tê-lo na palma de minhas mãos. Minha vontade quando atingia meus 18 anos era com a força do talento conquistar o mundo e subjuga-lo, não algum dia, mas sim imediatamente. Era tentado com minha ascensão pelo poder.
Como ele mesmo diz: “
Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”.
Estamos cada vez mais doentes e não damos conta disso. Estamos nos drogando com TV (que mais destrói que distrai), com livros boçais, com internet em sites sem conteúdo e cada vez mais sentindo frio dentro de nós mesmos deixando de lado algo importante que é ser feliz.
Precisamos de uma reforma urgente em nossas vidas:
...É preciso colher as flores de que rezam velhos autores.
È preciso viver com os homens,
É preciso não assassina-los,
É preciso ter mãos pálidas
E anunciar o fim do mundo.
Há... tristeza que vezes nos acompanham, tem gente que diz que esse é um ingrediente que não pode faltar por mais paradoxo que seja. Segundo Vinicius para um bom samba é preciso um pouco de tristeza.
Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo... A grande diferença é que ao invés de uma pedra no caminho Drummond viu poesia.

Deus nos abençõe com paz em nossos corações!